O Clube
História do Clube Atlético São Francisco do Sul

Vitória, gol, união e glória são as palavras que fazem parte da história do Clube Atlético de São Francisco. Fundado em 26 de março de 1931, traz em sua bagagem 88 anos de história, em que a paixão pelo futebol é o personagem principal.

A história do clube começa com a fusão de dois times: o Teodoro Sport Club e Bataclan Sport Club. Na época, a junção se justificou visando a dar maior desenvolvimento esportivo à São Francisco do Sul. A partir daí, o time foi reformulado e começou a trilhar o seu novo caminho. Um exemplo do desempenho do time após a fusão foi uma temporada de 16 jogos que ocorreram no período de sete meses sendo nove locais, cinco municipais e dois interestaduais. Desses, o clube obteve sete vitórias, seis empates e três derrotas. Muitas outras conquistas marcaram o Clube Atlético São Francisco fora e dentro do estádio do time o Otto Selinke.

A trajetória do clube contou com vários nomes que atuaram na presidência, entre eles, Taufik Cecyn, Darci Rangel, Oswaldo Zattar, Pedro Michelão, Manequinho Arauju, Lúcio Tomazelli, Maximo Zattar, Harry Schmelzer, José Fernando do Nascimento, Odilon Ferreira de Oliveira, Genésio de Oliveira, Paulo Roberto Melo Leal, Oswaldo Zattar Filho, Eduardo Musse e atualmente o Clube é presidido por Alexandre Guimarães. Outro membro que jamais será esquecido é Otto Selinke, nome que foi dado ao estádio do time e isso não foi por acaso. De origem alemã, Selinke, que ocupava o cargo de gerente geral da empresa marítima Carlos Hoepcke, doou boa parte do terreno onde se encontra o campo. O outro pedaço foi comprado de Ana da Silva Belém, avó de Colatino Belém, nome muito conhecido do clube também. Ainda sobre o estádio, a construção da arquibancada foi realizada algum tempo depois do campo. A comissão responsável por angariar recursos para essa obra contou com Oswaldo Zattar, Arthur Büchle, Sérgio Samorim Salazar Pessoa, Otacílio Raposo e Jocelim Raposo.

O Clube Atlético São Francisco tem grande importância para a comunidade francisquense. “O tradicional e simpático ‘Galo da Babitonga’ tem seu lugar no cenário desportivo da região, uma vez que já disputou o campeonato estadual de profissionais até a década de 60, sempre representando brilhantemente a nossa querida Babitonga”.

Entre os títulos do Clube estão:
  • Campeão da Taça Duque de Caxias, 1934;
  • Campeão da Taça Babibonga, 1938 e 1978;
  • Campeão da Taça Amizade, 1939;
  • Campeão da Taça Liga Joinvillense Futebol, 1949 e 1950;
  • Campeão Municipal 1ª Divisão, 1984;
  • Campeão Municipal de Futsal, 1985;
  • Campeão da 1ª Divisão Amador Francisquense, 1989 e 1996;
  • Campeão da Taça E.M.E., 1951;
  • Vice Campeão da Super Copa 50 anos Tupy, 1988;
  • Campeão do Torneio Cláudio Lopes, 1992;
  • Campeão Estadual Feminino, 1997;
  • Campeão do Torneio Início, 1997.

Participou de 12 edições do Campeonato Catarinense de Futebol - 1936, 1937, 1938, 1939, 1949, 1950, 1956, 1957, 1960, 1962, 1964 e 1965.

Sagrou-se vice campeão do Campeonato Catarinense de Futebol de 1938.

Boa parte da história do Clube Atlético de São Francisco está registrada no livro ata, localizado no Museu Histórico. História de um time que ainda tem muito o que contar.